Linha do Tempo

Onze escritórios unem-se para criar a ALAE

2004

ALAE termina o ano com 16 Escritórios Aliados

2005

ALAE tem seu primeiro Aliado estrangeiro, o escritório uruguaio Posadas & Vecino.

ALAE termina o ano com 18 Escritórios Aliados.

2006

1° Simpósio de Direito Empresarial da ALAE. Entre os palestrantes, os Ministros Francisco Rezek e Carlos Velloso e a jornalista Miriam Leitão.

Primeiro livro da ALAE, lançado durante o Simpósio: " Questões Atuais de Direito Empresarial", com 27 ensaios de autoria de advogados dos Escritórios Aliados.

ALAE termina o ano com 19 Escritórios Aliados.

2007

Pela primeira vez, clientes participam de uma reunião dos Escritórios Aliados. A partir de então, clientes serão sempre convidados para participar das reuniões dos Aliados.

ALAE lança o livro "Transportes: Questões Jurídicas Atuais " com 17 ensaios de autoria de advogados dos Escritórios Aliados.

ALAE termina o ano com 21 Escritórios Aliados.

2008

Primeiro processo de avaliação interna dos Aliados, que passa a ser feito semestralmente.

2° Simpósio de Direito Empresarial da ALAE. Entre os palestrantes, os Ministros Francisco Rezek e José Delgado, o ex-presidente do BACEN Gustavo Frando e as jornalistas Miraim Leitão e Cristiana Lôbo.

Durante o Simpósio, ALAE lança o 2° Volume de " Questões Atuais de Direito Empresarial ", com 32 ensaios escritos por advogados dos Escritórios Aliados.

ALAE termina o ano com 22 Escritórios Aliados.

2009

ALAE termina o ano com 25 Escritórios Aliados.

2010

3° Simpósio de Direito Empresarial da ALAE. Entre os palestrantes, os ministros Luiz Fux e Sepúlveda Perence e as jornalistas Miriam Leitão e Cristiana Lôbo.

No Simpósio, ALAE lança o livro " Doing Bussines in Brazil - Legal Guidelines and Main Industries ". Edição apenas digital e com versões em português, espanhol e inglês, o livro contém 35 ensaios escritos por advogados dos Escritórios Aliados.

2011

Seminário para clientes com os Aliados estrangeiros e o jornalista Carlos Alberto Sandenberg com o tema " Investimento na América Latina: Oportunidades e Ambiente Legal "

ALAE termina o ano com 26 Escritórios Aliados.

2012

Em Bogotá, ALAE realiza seminário para empresários colombianos sobre "Oportunidades de Negócios no Brasil e na América Latina".

4° Simpósio de Direito Empresarial da ALAE. Entre os palestrantes, os Ministros Luiz Fux, Ayres Britto e Luis Felipe Salomão e os Jornalistas William Waack e Cristiana Lôbo.

ALAE termina o ano com 29 Escritórios Aliados.

2013

ALAE termina o ano com 31 Escritórios Aliados.

2014

Pela Primeira vez, ALAE é classificada, no ranking publicado  pela Chambers and Partners, na Band 1 das alianças de escritórios de advocacia líderes da América Latina. Desde então, ALAE vem mantendo essa posição no ranking.

5° Simpósio de Direito Empresarial da ALAE. Entre os palestrantes, os Ministros Luiz Fux e Ricardo Villas Bôas Cueva, o Juiz Sérgio Moro e os jornalistas Renata Lo Prete e Gerson Camarotti.

Lançamento, durante do Simpósio, do livro " Operações Societárias no Direito Nacional e Estrangeiro: Questões Atuais ", com 16 ensaios escritos por advogados dos Escritórios Aliados.

2015

Em março, os Escritórios Aliados reunem-se em Punta Del Este. É a quinta vez em que as reuniões são feitas fora do Brasil, no país de um dos Aliados.

2016

6° Simpósio de Direito Empresarial da ALAE. Entre os palestrantes, os Ministros Luis Roberto Barroso, Nelson Jobim e Ricardo Villas Bôas Cueva, o Senador Antonio Anastazia, o jornalista William Waack e o historiador Leandro Karnal.

2017

Seminário "Reforma Trabalhista: Impactos e Perspectivas após Seis Meses" com os Ministros do TST Aloysio Corrêa da Veiga e Alexandre de Souza Agra Belmonte.

Seminário "Temas Controversos no CARF: Oportunidades e Riscos" com as Conselheiras do CARF Maysa Pittondo Deligne e Junia Sampaio Gouveia e a Procuradora da Fazenda Nacional Juliana Furtado Costa Araújo.

Seminário "Direito Empresarial em tempos de mudança Politica e Econômico: Desafios e Oportunidades" com, entre outros, o Ministro do STJ Paulo de Tarso Sanseverino falando sobre a LGPD e a jornalista Natuza Nery falando sobre "O Brasil do Novo Presidente".

ALAE termina o ano com 33 Escritórios Aliados.

2018

Seminário "Cinco Anos de Lava Jato: Reflexos para as Empresas Brasileiras" com, entre outros, o Ministro do STJ Ricardo Villas Bôas Cueva e o jornalista Demétrio Magnoli.

Seminário "Controvérsias Tributárias sobre Programas de Remuneração | Reforma Tributária ", com, entre outros, José Levi Mello do Amaral Júnior, Procurador Geral da Fazenda Nacional, Luís Fabiano Penteado, Conselheiro do CARF, e o Deputado Federal João Roma, relator, à época, da Reforma Tributária na Câmara dos Deputados.

Seminário "Lei da Liberdade Econômica: o que muda para as empresas brasileira | Perspectivas para 2020", com, entre outros, Onofre Batista Junior, ex-advogado Geral de Minas Gerais, Professor da UFMG e Procurador do Estado de Minas, sócio do nosso Aliado em Belo Horizonte - MG Coimbra & Chaves e o jornalista João Borges.

ALAE termina o ano com 34 Escritórios Aliados.

2019

Com a pandemia da COVID-19, a ALAE passa a fazer webnares. São dez no ano, entre os meses de abril e outubro, tratando de diversos temas do Direito, inclusive nos países de nosso Aliados estrangeiros, encerrando o ano com palestra do Ministro Luiz Fux sobre "O papel do judiciário no atual cenário de crise".

2020

Ainda vivendo a pandemia, a ALAE continua com a realização de webinars para seus clientes.

São 34 Escritórios Aliados, cobrindo todos os Estados do Brasil e oito países da América Latina: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.

2021

Com o fim das restrições da pandemia da COVID-19, os Aliados voltam a reunir-se presencialmente em São Paulo em março.

Em agosto, os Aliados voltam encontrar-se, desta vez em Santiago do Chile. Além da reunião, dois seminários para Aliados e empresários chilenos: “Tratado de Livre Comércio entre o Brasil e o Chile – Oportunidades para Empresas Chilenas” e “Processo Constitucional Chileno”, este último tratando da nova Constituição do país, que acabou rejeitada em plebiscito realizado em setembro.

Em novembro, a ALAE realizou, em São Paulo, o evento “Perspectivas para o Brasil em 2023”, com palestras do Ministro Luiz Fux (“Estado, Instituições e Livre Iniciativa”) e da jornalista Natuza Nery (“O Brasil do Presidente Eleito”).

Na ocasião, a ALAE lançou seu sexto livro, “Desafios, Ameaças e Oportunidades na Gestão Jurídica”, com artigos escritos por mais de cem dos sócios e advogados dos Escritórios Aliados.

2022