Notícias

A ALAE e o acordo comercial entre Brasil e Chile

Através dos Escritórios da ALAE no Brasil, as empresas brasileiras poderão ter acesso ao Carey, Aliado da ALAE no Chile e o maior escritório de advocacia naquele país, capacitado a dar apoio integral a todas as organizações que tenham interesse em buscar oportunidades de negócios em território chileno.

O Tratado de Livre Comércio assinado ontem, em Santiago, pelos Presidentes Temer e Piñera, facilita e moderniza as relações comerciais entre Brasil e Chile.

De acordo com informações do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, o Tratado tem 24 capítulos e permitirá ampliar e aprofundar a integração comercial bilateral.

Segundo o Itamaraty, o acordo permitirá a micro, pequenas e médias empresas brasileiras e chilenas participarem de licitações abertas nos dois países, competindo em igualdade de condições com os fornecedores locais.

O Brasil é o principal parceiro comercial do Chile na região e o terceiro em nível mundial, depois da China e dos Estados Unidos. m 2017, as exportações para o Brasil representaram 66% do total exportado para os países fundadores do Mercosul, totalizando 3,413 bilhões de dólares (cerca de 13 bilhões de reais), 14% a mais do que em 2016. As importações chilenas do Brasil, por sua vez, representam aproximadamente 60% do total importado dos países do Mercosul.