Escritório promove debate sobre Controladoria Jurídica | Tavares, Morgado, Furlan, Pires Wahlbrink e Romani Advogados

A importância da controladoria jurídica para escritório de advocacia será tema de uma palestra com o advogado Tiago Tavares, de São Paulo, no dia 23 de agosto, no auditório do Instituto Mário Cardi Filho. O treinamento promovido para advogados, parceiros e profissionais do Escritório Tavares, Morgado, Furlan, Pires Wahlbrink e Romani Advogados (TMF-PWR) faz parte do ciclo de capacitação permanente do escritório.

De acordo com o advogado Tiago Tavares, a Controladoria Jurídica é o setor do escritório responsável por todas as atividades de suporte ao advogado e tem como premissa garantir a segurança, agilidade e a qualidade na prestação dos serviços jurídicos. “Os conceitos da controladoria devem ser aplicados no dia a dia de um escritório através da atuação de um ‘Controller’ e sua equipe ao efetuar o mapeamento das rotinas e a criação de procedimentos visando a padronização das atividades inerentes à prática jurídica.”

Ele ressalta que o grau de exigência dos clientes, a complexidade dos avanços tecnológicos e as diversas atividades não-jurídicas que um escritório precisa absorver requerem uma nova visão para planejamento e execução das rotinas. “A Controladoria Jurídica gerencia os prazos e outros pontos de risco do escritório. Além de evitar prejuízos, essa prática se torna um diferencial do escritório que poderá atuar de maneira mais eficaz para o cliente a partir de planejamento mais robusto.”

O advogado Ussiel Tavares reforça a necessidade de trazer das grandes capitias o que há de mais moderno em gestão jurídica para Mato Grosso. “Além de fazer parte de um importante escritório de São Paulo, Dr. Tiago traz a experiência da nova advocacia. Ele vem nos ajudando a melhorar nossos processos e desta vez vem a Cuiabá para falar a toda nossa equipe.”

Dr. Ussiel explica que o tema está alinhado a sua visão sobre a advocacia moderna, que deve ser alicerçada em dois pilares. “Temos na tradição a história, o relacionamento, o caminho percorrido ao londo de décadas. Isso não pode ser ensinado ou comprado, se conquista. Por outro lado, temos a modernidade, o movimento, o escritório do futuro. Estamos indo além da técnica e da escrivaninha. Nosso escritório se move no ritmo do mundo totalmente novo, em que o Direito renova-se a cada dia e exige criatividade e eficiência nos detalhes.”

Para Dr. Tiago, o tema proposto faz parte desse novo momento da advocacia. “A Controladoria Jurídica além de diferencial, se tornou um setor imprescindível na organização das atividades jurídicas do escritório de advocacia ou departamento jurídico. Levar a discussão desse tema para Cuiabá é sinal de que o escritório está ciente que tal fator é de extrema importância para mitigar os riscos, gerenciar dados da produção e atender os clientes de uma maneira diferenciada.”

FONTE: