Por Pablo Torquato
O INPI divulgou o ranking com os maiores depositantes de pedidos de direitos de propriedade industrial residentes no Brasil.
a) Patentes
O destaque dentre os 50 maiores depositantes de pedidos de direitos de propriedade industrial residentes no Brasil ficou com as instituições de ensino que estão em 33 posições em pedidos de patentes de invenção e em 35 posições em programas de computador. Neste último caso, diferente do que acontece em outros países, o INPI é o órgão governamental responsável pelo registro de programas de computador.
Em patentes de invenção, a empresa Petrobras, que atua no segmento de exploração de óleo e gás, manteve a liderança com 125 depósitos. No segundo lugar, a primeira das instituições de ensino que aparecem no ranking e conhecida pelo seu centro de inovação, a Universidade Federal de Campina Grande, na Paraíba, que depositou 101 pedidos de patentes de invenção. Em terceiro, quarto e quinto lugares, ficaram, respectivamente, FCA Fiat Chrysler (58 depósitos), a Universidade Federal de Minas Gerais (48 depósitos) e o Instituto Hercílio Randon (43 depósitos).
b) Marcas
Em marcas, o primeiro lugar do ranking de depositantes nacionais em 2023 ficou com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (536 pedidos de registro). Logo depois vieram Top Defense (395 pedidos de registro), Localiza Rent a Car (230 pedidos de registro), Igreja Batista da Lagoinha (186 pedidos de registro) e Convenção Batista Lagoinha (173 pedidos de registro).
c) Desenhos Industriais:
Nos desenhos industriais, os 5 maiores depositantes do ranking foram: Jaderson de Almeida (139 pedidos de registro), Grendene (129 pedidos de registro), Tramontina (81 pedidos de registro), Franccino Móveis (79 pedidos de registro) e Savia Propriedade Intelectual Ltda (56 pedidos de registro).
As instituições de ensino também foram destaque no ranking dos 50 maiores depositantes de programa de computador em 2023. A Fundação CPQD ocupou a liderança com 93 pedidos de registro, seguida de Autbank Projetos e Consultoria (88 pedidos de registro), Linx Sistemas e Consultoria (55 pedidos de registro), Universidade Federal de Sergipe (52 pedidos de registro) e Pedro Izecksohn (46 pedidos de registro).
Esses números demonstram o interesse cada vez maior do empresariado Brasileiro sobre a Propriedade Intelectual, sem a qual qualquer inovação fica comprometida. Um sistema eficiente para a proteção da Propriedade Intelectual é a chave para se estimular a inovação no país e atrair investimentos.