CARF afasta incidência de PIS/COFINS sobre ajustes na contabilização de leasing | Coimbra e Chaves Advogados

O CARF tem proferido decisões favoráveis aos contribuintes autuados pela Receita Federal em razão de ajustes na contabilização do valor de bens arrendados em operação de leasing financeiro.

Resultado de imagem para imposto

O fundamento apresentado pela Receita é de que os valores de superveniência de depreciação, verificados ao fim dos contratos de arrendamento, teriam sido indevidamente deduzidos da base de cálculo de PIS/COFINS.

Os contribuintes, contudo, alegam que realizam as deduções em cumprimento de norma do Banco Central, que determina a contabilização mensal da diferença entre o valor presente e o valor contábil de cada contrato de leasing, permitindo que, ao fim de cada contrato, o eventual
saldo existente nas contas de insuficiência ou superveniência de depreciação sejam estornados.

Analisando a controvérsia, o CARF tem entendido que as deduções realizadas ao final do contrato não afetam a base de cálculo de PIS/COFINS. Isso porque, se consideradas todas as bases apuradas ao longo do tempo de duração do arrendamento, os ajustes positivos são tributados e os negativos eventualmente apurados ao final poderão ser abatidos sem que haja impacto na base de cálculo devida.

Fonte: Coimbra e Chaves Advogados